Quem Sou Eu


Cefista, Administradora, pós graduada em Gestão de Pessoas.
Por que comecei dizendo que sou cefista?
Porque  a metodologia CEFE ( Competências Econômicas na Formação de Empreendedores ) fez toda a diferença na minha vida, como pessoa e como profissional.
Em todos os  meus cursos e palestras os ensinamentos tem como base a metodologia, com as suas Características Empreendedoras Pessoais  ( CEP´s).
Para muitas pessoas ainda o conceito de empreendedor é unicamente ligado a ser empresário,quando na realidade é   “ um comportamento” a ser desenvolvido.
Em um mundo de constantes mudanças, quando muitos são excluídos da vida socioeconômica  , onde os jovens não são preparados  para  enfrentar uma sociedade competitiva, precisamos trabalhar na construção de uma sociedade empreendedora.
Segundo Fernando Dolabela “ ser empreendedor é ter sonhos e tornar estes sonhos   realidade”.
Consegui com muito esforço tornar o meu  sonho realidade quando a V&R se tornou uma empresa pioneira em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas com a Metodologia CEFE no Paraná.
Agora com este BLOG, quero abrir um espaço não só para divulgar cursos e palestras, mas muito mais do que isso, abrir um espaço para conversas e troca de idéias sobre este tema fantástico que é “ ser empreendedor” .


MEU CURRÍCULO:


Vera Lucia Frenzel Ottmann  

Formação Acadêmica:
Fundação de Estudos Sociais - FESP - Administração de Empresas

Cursos:
1.    Especialização em Empreendedorismo - Fundação Empreender - CEFE Internacional
2.    Especialização em Administração de Pessoas - Universidade Federal do Paraná
Experiência Profissional

·    Elaboração e execução de cursos e palestras na Metodologia CEFE Internacional na área de Gestão Empresarial abordando os temas: Ferramentas da Qualidade, Atendimento ao Cliente, Comunicação Organizacional, Marketing, Iniciação ao Empreendedorismo, Gerenciamento Empresarial, Plano de Negócios, Relacionamento Interpessoal, Planejamento Estratégico etc.

·    Elaboração e execução de cursos para várias secretarias da Prefeitura Municipal de Curitiba, entre elas : FAS- Fundação de Ação Social,  SME- Secretaria Municipal  de Educação , SMS- Secretaria Municipal de Saúde, SMA- Secretaria Municipal de Abastecimento;

·    Elaboração e execução de Oficina de Planejamento Estratégico para Prefeitura de Poços de Caldas-MG , na Secretaria de Ação Social ,para diretores e coordenadores de área na elaboração do Plano de Ação  para o ano de  2009.

·    Elaboração e execução de Oficina de Planejamento Estratégico II para Prefeitura de Poços de Caldas-MG , na Secretaria de Ação Social ,para todo o corpo de funcionários inclusive diretores e coordenadores com os seguintes conteúdos: Planejamento, Comunicação e Relacionamento Inter- pessoal, Equipes Eficazes, Administração do Tempo e Liderança,2011.

·    Docente nas faculdades: CEFET (Semana de Empreendedorismo), SPEI (Módulo de Empreendedorismo), Faculdades Curitiba (Módulo de Empreendedorismo);

·    Docente no CIEE - Centro de Integração Empresa e Escola: Cursos de Qualidade e Produtividade, Marketing do Produto, Entrevista para Emprego, Equipes Eficazes,

·    Associação de Empresários de Campo Largo e de São Mateus do Sul através da Faculdade Tupy, entre outros.

Com grande experiência em cursos e palestras para diferentes públicos alvos.  Especializada na área de Empreendedorismo e Gestão de Pessoas.